ACESSEM NOSSO PROJETO ATUAL

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

5 músicas de Natal que o sertanejo/pagode estragaram em 2013!

Fala, galera! Mil perdões a todos vocês por todos esses dias sem postar! Como alguns de vocês sabem, ou não, eu sou graduando em pedagogia pela Unesp, e quem é universitário já pegou no ar: Final de semestre é difícil até ter tempo para respirar! Muitos trabalhos, provas e compromissos nos tiram a vontade de viver nessa época do ano!
Mas a boa notícia é que atendendo a pedidos (Mentira, ninguém pediu!) Eu voltei, agora para ficar...
E hoje nós lançamos aqui a primeira lista de fim de ano do Cinco Listas, sobre as músicas de Natal que o sertanejo/pagode estragaram.
Músicas de Natal são como Hulk, Ratinho e eu: Ou você gosta, ou você odeia, não há meio termo! Mesmo que o Hulk apareça cinza, o Ratinho tente fazer humor e eu raspe o cabelo, a máxima continua sendo a mesma: Ou você gosta, ou você odeia. Sem meios termos.
Baseado (tenho certeza disso) no fiasco que foi a regravação da versão 2010 do We are the World (Justin Bieber falando de paz! kkkkkkkkkkkkkk Vou rir a minha vida inteira disso e ainda vou passar o legado aos meus filhos!) apareceu o Brasil e resolveu  sair na frente!
Mas sair na frente nesse caso, é como aquele tio que aparece de última hora na foto de família, e salta na frente da câmera, estragando o que era para ser uma foto boa! Segue a lista!




1- Luan Santana - Então é Natal (Happy Xmas)


Eu respeito muito o Luan Santana, que alias, até agora, mesmo sendo sertanejo universitário ainda não falou de bunda nem de cerveja (ainda!), o que já é um tremendo ponto a favor dele! Mas... Uma pequena aula de história musical para vocês: Happy Xmas foi composto por John Lennon, e era sobre a guerra do Vietnã, o que fica claro nos versos finais "War is Over, If you Want it, War is Over, Now!". Foi quando um cara chamado Simone gravou a música em português com os versos: "Harehama, Há quem ama, Harehama, ah!" que no caso, é uma referência a religião Hindu (Harehama é um Mantra de Hare Crishna, de acordo com a minha pesquisa). Foi quando o Padre Marcelo Rossi refez os versos, colocando dessa vez "Aleluia, Há quem ama, Aléluia, ah!". E aí, todo mundo esqueceu o tema principal: A Paz Mundial. O Natal é um evento religioso, mas essa música era isenta de religiosidade quando John Lennon a compôs. O que nos lembra daquele dito popular: Quanto mais mexe...
E na boa, se eu não soubesse que na capa desse vídeo era o Luan vestido de papai noel, provavelmente acharia que é um pedófilo a procura!

2- Sino de Belém - Michel Teló (Jingle Bells)



E quando você pensa que nada pode ficar pior... Jingle Bells foi escrita por James Lord Pierpont no século XIX, que no início, nem sequer era uma canção natalina. Jingle Bells era apenas uma música gospel como qualquer outra que fazia referências ao nascimento de cristo. A versão em português foi escrita pelo Evaldo Rui em 1951, e infinitamente estragada pelo Michel Teló em 2013.

3- Grupo Bom Gosto - Um Feliz Natal (Feliz Navidad)


Não encontrei muita coisa sobre essa música. Ela já não era muito boa pela letra, que só diz basicamente "Feliz Natal", embora a melodia compense superbem isso. E eu relevo o caso deles, já que a Celine Dion já havia gravado essa música num ritmo de salsa. Mas pagode é bem difícil de engolir, desculpem!

4- Fernando e Sorocaba - Natal Branco (White Christmas)


Fernando e Sorocaba já são conhecidos por cantar músicas alegres no mesmo tom de choro em que o Netinho de Paula grava seus pagodes. (Como se o simples fato de o ritmo ser o sertanejo universitário já não fosse estragar demais!).
Essa música foi escrita por Bing Crosby no ano de 1940, na California. Kelly Clarkson e Taylor Swift foram duas entre as dezenas de cantores que regravaram essa música.

5- Victor e Léo - Noite Feliz (Silench Nigth)
"Silench Nigth" foi escrita pelo padre Joseph Mohr, e ganhou melodia nas mãos do inigualável Franz Gruber em uma noite no ano de 1818. Algumas versões em mais de 30 línguas, e nas vozes de N cantores famosos, de Andrea Bochelli a Roupa Nova, eis que chega quem não faltava e nem tinha sido convidado: Tente dormir com a Noite Feliz de Victor e Léo!
(Sabem o que é uma Noite Feliz para um Sertanejo Universitário, né?)

Nenhum comentário:

Postagens populares