ACESSEM NOSSO PROJETO ATUAL

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

5 argumentos para entender quem venceria a luta Hulk vs Superman!


hulk_vs_superman_by_lightwave12-d3fqijy
Fala, galera!
O Cinco Listas volta hoje depois de uma bela ceia de Natal na qual entupimos a barriga de comida até não poder mais. Nós resolvemos falar hoje de algo que nunca falamos, ou falamos muito pouco: Heróis!
Depois de ver uma animação na internet com a luta entre Hulk e Superman, feita em computação gráfica, levantamos a seguinte questão: “Quem venceria numa luta entre os dois? Hulk, ou Superman?” e fizemos uma análise detalhada de ambos os heróis, com ajuda de uma super equipe. Veja nossa análise:


1- Superman retira sua força do contato com o sol!
Como a força dele aumenta de acordo com a proximidade do sol, ou de qualquer outra estrela, vamos admitir que seja a temperatura a que ele é exposto (desde que a fonte de calor seja uma estrela) o que define sua força.
Vamos chamar de X a sua força normal, exposto ao calor solar médio na terra de 30 graus. A superfície do sol chega a mais de 5700 graus, que dividido por 30, é igual a 190. Então, só dando uma passadinha no sol, ele ficaria quase 190 vezes mais forte (190X). Se ele entrar no sol, como já fez nos quadrinhos, vai encontrar uma temperatura de mais de 15.000.000 de graus, que são 500000 vezes o valor de X. Se entrar no sol, Superman fica 500.000 vezes mais forte que o seu normal, se resistir sem sequelas a experiência, os que os quadrinhos já mostraram que ele consegue. Lembrando que há estrelas muito mais quentes que o sol, o que tornaria a força do Superman quase ilimitada, desde que ele possa sair da terra.

2- A Força do Hulk é dada pela sua raiva!

Quanto ao Hulk, sua força é dada pelo sentimento de raiva acumulado e externalizado. Mas o que é o sentimento de raiva? O que acontece com o organismo humano quando ficamos com raiva? Vamos a ciência:
De acordo com o site click, as reações do corpo humano a raiva são as seguintes: "o coração acelera, a pressão arterial sobe, iniciam-se os movimentos do intestino, dando a sensação de que precisamos evacuar, e o estômago dói. Tudo isso é normal em situações de tensão e significa que o organismo está se preparando para uma resposta rápida a situações de emergência. Essas sensações são resultantes da liberação, no sangue, de substâncias chamadas hormônios, principalmente adrenalina e noradrenalina".
Entretanto, a velocidade da produção de hormônios possui um limite. A pressão arterial e os batimentos cardíacos também. Desrespeitados esses limites, o organismo vem a óbito.
Ou seja, a força de Hulk é limitada a umas duas vezes, duas vezes e meia a força do início da transformação.
Mesmo que o fator de cura do Hulk seja considerado, é preciso lembrar que, passada a situação que provocou raiva, os níveis atingidos de batimentos cardíacos, pressão arterial e liberação de hormônios levam certo tempo para normalizar. Ou seja, uma vez quebrados esses limites, Bruce Banner ainda estaria com esses níveis elevados, e portanto, morreria assim que a transformação fosse desfeita.
Bruce Banner já tentou se matar nos quadrinhos, mas toda vez que isso acontecia, ele se tornava o Hulk, e o fator de cura do gigante o salvava. No entanto, no caso que acabamos de mencionar, ele já está transformado no Hulk. Então, ou ele morre quando voltar a ser Banner, ou como Hulk mesmo, de parada cardíaca, devido ao grande nível de stress.
Também é ilógico o fato de cura do Hulk se estender ao Banner, pois, se fosse o caso, ele não precisaria se transformar no gigante verde cada vez que está em perigo pois seu fator de cura seria o suficiente para salva-lo. Mas, se o fator de cura em questão for a própria transformação, então ele se transformaria cada vez que, por exemplo, batesse com o dedinho mindinho no pé na mesa (dor que causará a sensação momentânea de raiva). Nas HQs isso não acontece.

3- Sobre uma possível luta no sol

Seria bem difícil para o Superman conseguir carregar o Gigante Verde até o sol, mas vamos lá:
Hulk torna-se mais forte somente pela raiva ou pela exposição aos raios gama, e somente aos raios gama. Já o Superman torna-se mais forte exposto a toda e qualquer radiação do sol.
Supondo-se que os raios gama sejam apenas 10% do que o sol libera por tempo (o que já é ser bem generoso), para cada X (medida de força) que Hulk ganhar por conta dos raios gama, Superman ganhará todos os 10X! Logo, ele seria 10x mais forte que o Hulk no sol.
Além do que, há uma desvantagem bem maior que essa: Se, na superfície do sol, Hulk voltar a ser o Bruce Banner, o cientista morrerá queimado, e Hulk desaparecerá com ele.

4- O Organismo de Hulk, mesmo após a transformação, não é totalmente diferente do de um humano normal.

A transformação de Banner para Hulk acontece em um segundo ou menos, logo, não devem se tratar de mudanças mais complexas, pois estas demandariam mais tempo. Além do que, as primeiras mudanças em Hulk acontecem a maior parte do lado de fora, assim como a metamorfose das borboletas e a evolução teorizada por Darwin. Lembra dos Tentilhões que ele observou nas ilhas galápagos? Apesar das mudanças nos bicos, nada havia mudado em relação, por exemplo, a parte interna da boca dos passarinhos, ou mesmo no inicio do canal digestivo. Pode-se pressupor, dada a velocidade da transformação e a estabilidade da mesma no caso do Hulk, que não seja diferente disso.
5- Há quem diga que a força do Hulk não é dada pela quantidade de raiva acumulada, mas sim pela exposição aos raios gama!
Como todos nós sabemos, não há raios gama em qualquer esquina para o Hulk se expor e aumentar a sua força. Mesmo no sol, como já explicado, a força do Superman ainda seria muito maior, porque o sol libera uma quantidade muito maior da radiação que o beneficiaria.
Segundo a NASA, quando uma estrela morre, ela explode e forma um buraco negro. Nessa explosão, é solto pelo espaço um jato de raios gama que viaja na velocidade da luz. Mas, em primeiro lugar, é muito difícil um desses jatos acertar um planeta pequeno como a terra. Em segundo lugar, se acertar a terra, é provável que uma grande quantidade dele, senão ele todo, é retida pela camada de ozônio. E a quantidade que entra não é sentida nem por seres humanos normais, que dirá pelo Hulk! Ou você anda sentido uns raios gama te tocando?

Conclusão:

Hulk só teria alguma chance de vencer essa batalha se, e somente se, ultrapassar os limites físicos do corpo de Banner, levando-o a morte ao fim da transformação, ou durante a mesma. Logo, ele teria que matar o Banner e a si mesmo para vencer essa luta. De outro modo, o Superman é o provável vencedor.
Entretanto, vale considerar também que é complicado adaptar os quadrinhos a realidade. Nas palavras do fã de quadrinhos Felipe Teixeira:
“É um problema tentar racionalizar algo totalmente fantasioso. Se fossemos colocar em pauta todos o feitos e eventos que ambos já realizaram, você iria ver que a ciência não se enquadra nesse tipo de historia. O Superman já empurrou um planeta: Se fossemos levar em conta nossa realidade ele iria simplesmente atravessa-lo. O Hulk já juntou duas placas tectônicas com as mãos: Se adotarmos nossa realidade ele não conseguiria realizar tal feito pois onde ele estaria segurando iria simplesmente esfarelar na mão dele. Essas historias não são para abordarmos nossa ciência até mesmo porque, eles não residem em nossa dimensão de acordo com as historias. Lá as leis da física, biologia e outros poderiam ser diferentes, como houve em um crossover entre a DC e a Marvel. Quando flash vai a dimensão da Marvel, ele perde a chamada "força de aceleração" pois essa propriedade não existe nesse universo. Então ele perde a super-velocidade, logo poderia ser perfeitamente possível eles terem essa força absurda ou velocidade, caso as leis da física, biologia tivessem propriedades diferentes que nós não conhecemos”.
E para finalizar, a resposta do Stan Lee, criador do Hulk, Homem Aranha e muitos outros heróis, que é mais final do que qualquer outra que eu poderia trazer a vocês:
“Vence quem o roteirista/autor da história quiser!”
Nossos agradecimentos pela ajuda com a pesquisa a Hannyel Rocha Taveiros, Matheus Warmeling Mathias, Jorge Kimura, Emerson Oliveira, Téo Cardoso, Pablo Lukan, Charles Ignacio Pacheco e Luis Roberto Maciel. E um abraço mais que especial ao Augusto Neto e ao Felipe Teixeira, que deram as melhores contribuições para esse post!
Detalhe: Nenhum deles sabe que a ideia da conversa era esse post! Vão ter uma surpresa e tanto! :-D

Update 17/02/2014

O jogo para Playstation III e Xbox, Liga Da Justiça: Injustice: Gods Among Us confirmou tudo o que nossa pesquisa dizia em seu modo história. [Alerta de Spoiler] Contava o jogo que em uma das terras, após ser manipulado pelo Coringa, Superman matou Lois Lane acreditando lutar contra o apocalipse. Não bastasse esse desastre, ele matou também o filho dele que ela esperava. Após saber do fato, Superman enlouquece, e após matar o Coringa sanguinariamente, ele obriga pela força todos os heróis da liga a se juntarem contra ele e criar uma forma de controle ditatorial do mundo. Portanto, Superman é mostrado no jogo, como forte o suficiente para vencer quaisquer heróis da DC, assim como Hulk foi mostrado na clássica série de quadrinhos Hulk contra o Mundo, como o super-herói mais forte da Marvel.

Um comentário:

Julio disse...

Ótimo post. Acho que o superman conseguiria sim levar o Hulk ao sol. Pois em Hqs ele já levou o Doownsday para vênus e partiu ele em dois. O que torna o superman superior ao Hulk são a variedade de poderes. O cara pode fazer muita coisa se usar eles com criatividade.

Postagens populares